O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico de forma lenta e progressiva, com comprometimento irreversível da visão. O principal fator de risco para o glaucoma é o aumento da pressão dentro dos olhos, porém outros fatores como histórico familiar e idade avançada também estão associados. O glaucoma afeta primeiro a visão periférica e em casos mais avançados pode comprometer a visão central. Por isso, os pacientes com glaucoma demoram para perceber a baixa visual causada pela doença.
A consulta de rotina com o oftalmologista é fundamental para identificar a doença e planejar o acompanhamento de pacientes suspeitos ou portadores de glaucoma. O diagnóstico é difícil em estágios iniciais e exames complementares como a tomografia de coerência óptica e a campimetria computadorizada, dentre outros, podem ajudar.
O acompanhamento de pacientes suspeitos ou portadores de glaucoma é fundamental para diminuir as chances de compromentimento visual. Quando necessário, o tratamento é feito com colírios, laser ou cirurgia.